O mundo está se adaptando em meio à pandemia, e o ambiente cartorário não é exceção. Desde maio, ações digitais têm sido implementadas, culminando com o primeiro divórcio online no final de junho.
A separação extrajudicial ocorreu em Sobradinho (DF), graças ao Provimento 100/200 do Conselho Nacional de Justiça, que permitiu atos notariais por videoconferência.
**Como foi feito o divórcio online?**
O cartório realizou a identificação dos envolvidos de forma remota, verificando sua capacidade para o divórcio. O tabelião conduziu o processo, registrando a gravação, data/hora e nomes dos participantes. Em seguida, leu o conteúdo para confirmar a vontade das partes.
**Diminuição de divórcios no Distrito Federal**
Contrariando a tendência nacional, o número de divórcios no DF tem diminuído. Em 2019, março, abril e maio registraram 168, 136 e 155 divórcios, respectivamente. Em 2020, os números caíram para 103, 67 e 105 nos mesmos meses.
Para dar entrada no divórcio judicial, alguns documentos são necessários, como a Certidão de Casamento. O Cartório no Brasil oferece a emissão de segunda via de documentos, com entregas eletrônicas ou físicas pelos Correios. Clique aqui para solicitar.
*Com informações do Correio Braziliense*