Ter um emprego estável, com salário regular e a segurança oferecida por um concurso público é o desejo de muitos. O trabalho em cartório combina as vantagens de um emprego conquistado por concurso com os benefícios da atividade cartorial.
Com mais de treze mil cartórios espalhados pelo Brasil, a atividade cartorial é geralmente preenchida por meio de concursos públicos. A maioria das vagas está relacionada ao cargo de tabelião, embora ainda existam cerca de quatro mil cartórios com profissionais nomeados por indicação ou herança familiar.
Existem duas formas de preenchimento das vagas nos cartórios: por meio de concurso público ou por remoção, que ocorre quando um funcionário falece, se aposenta ou abre mão do cargo. Nesses casos, a vaga pode ser preenchida através de um novo concurso.
Optar por participar de um concurso para cartório é atraente devido aos altos investimentos nesse setor no Brasil, que geram uma média anual de arrecadação de R$ 12 bilhões. Além disso, mesmo sendo uma instituição estatal, o cartório presta serviços de natureza privada, garantindo benefícios aos seus funcionários.
**Quais os requisitos para participar de um concurso para cartório?**
Para concorrer a um cargo em cartório, é necessário atender a certos pré-requisitos e passar nas provas do concurso e de títulos.
**Para vagas de nível superior, é preciso:**
a) Ser graduado em Direito;
b) Ter nacionalidade brasileira;
c) Apresentar comprovante de quitação eleitoral e serviço militar;
d) Ter atestado de boa conduta.
**Para vagas de nível médio, é necessário apresentar os seguintes documentos:**
– Diploma completo de Ensino Médio ou Fundamental, dependendo da vaga a ser disputada.