Concurso para cartório: saiba o que é e como funciona


Sonhar em conquistar uma posição em um concurso para cartório? Trabalhar em um cartório não apenas oferece os benefícios de um emprego conquistado através de concurso, mas também proporciona vantagens ligadas à atividade cartorial. No Brasil, existem 13.550 cartórios, dos quais 4.692 ainda não têm o cargo de tabelião (o posto mais alto na hierarquia cartorial) preenchido por alguém aprovado em concurso, sendo ocupados por parentes herdeiros dos tabelionatos ou por antigos funcionários nomeados por indicações políticas.

De acordo com o artigo 236 da Constituição, os serviços notariais e de registros públicos são considerados funções públicas, porém não são executados diretamente pelo Estado. Essas atividades são delegadas a particulares.

Embora o trabalho em um cartório seja de natureza pública, a prestação do serviço é realizada de forma privada por um particular, no caso, o tabelião.

Como ingressar em um concurso para cartório

Para participar de um concurso e ser aprovado para o cargo de tabelião, é necessário:



  • Ser formado em Direito ou ter experiência de dez anos na área;
  • Ter nacionalidade brasileira, estar com todos os direitos civis e políticos em dia;
  • Estar regular com as obrigações militares (para homens);
  • Ter aptidão física e mental para as atribuições do cargo, além de não possuir antecedentes criminais ou civis.

Para outras vagas em cartórios, pode ser exigido o Ensino Fundamental Completo (para cargos de continuo e auxiliar administrativo) e o Ensino Médio Completo (para auxiliar de escritório).



O concurso público para cartório normalmente inclui cinco etapas, como a prova objetiva, prova escrita/prática, prova oral, comprovação dos requisitos para delegações e exame de títulos (para tabeliães).

Além disso, os candidatos passam por uma avaliação de conduta, na qual devem apresentar documentos que atestem sua condição física, psicológica e moral para receber a delegação, incluindo exames de personalidade, psicotécnico e neuropsiquiátrico.

Conquistar um cargo em um concurso para cartório é considerado um significativo investimento de carreira, já que a arrecadação total dos cartórios no país em 2015 chegou a R$ 12 bilhões. São Paulo lidera a lista de rendimentos, com mais de R$ 5 bilhões.





📂 Concursos de Cartórios